Compare Produtos, Lojas e Preços

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Novas ferramentas deixam designers e programadores mais próximos



Sempre fui amante da programação. E confesso que sou também amante do design. Não vejo um separado do outro. Por melhor que seja um código, um bom design e boa usabilidade cria a experiência perfeita para o usuário, torna o sistema mais prazeroso de ser usado e o resultado final mais apreciado por todos. Mas o que adianta um bom design, em um programa que só tem erro?
Como programador, já tive brigas com designers por causa de 1pixel. Para eles fazia toda a diferença. Só que, quando passado para código, tornava necessário o uso de hack no CSS (para quem não sabe hacks são alterações no código para que haja compatibilidade do css com os diferentes navegadores, como Firefox, IE, Safári e por aí vai...). Já tive que criar CSS separado para cada navegador, por causa de um ou dois pixel. Pode ter certeza que deixar o sistema com um layout fiel e com suporte a todos os navegadores nem sempre é fácil.
Por outro lado, como designer já briguei com programador por causa de alguns desalinhamentos de texto... Enfim... tudo para que o trabalho final seja o mais perfeito possível.
Gosto muito de softwares como o Flash, Photoshop, Corel, entre outros. Hoje, um jogo de ferramentas ainda não tão conhecido que está surpreendendo bastante é a família Microsoft Expression. Este set de ferramentas possui 5 softwares. Gostaria de apresentá-los um pouco melhor.

Expression Web

Similar ao Dreamweaver, o Expression Web permite criar websites estáticos e dinâmicos. Possui uma ferramenta muito interessante de integração com XML e XSLT. Tem um suporte a CSS bem completo, e mantém o código todo dentro do padrão da W3C (World Wide Web Consortium). Com suporte ao ASP.Net, possui um servidor de debug bem similar ao do Visual Studio.


Com esta ferramenta, o designer pode montar facilmente o layout, utilizando como base, por exemplo, o ASP.Net, com todos seus controles padrões.Um recurso bem interessante é o CSS Report, que permite limpar o CSS antes de publicar o site. Assim o site fica mais leve. Caso você queira alterar o nome de uma classe no CSS, o Expression Web substitui toda os nomes da classes em todos os arquivos automaticamente.

Expression Blend

Para quem ainda não conhece o Silverlight, é a nova tecnologia da Microsoft que permite criar conteúdos dinâmicos e interativos, similar ao Adobe Flash. O Expression Blend é a ferramenta oficial que apoia a criação de conteúdos Silverlight.





Com ele é possível inserir vídeo, criar conteúdo 3D com posição de câmera e luz. É possível também interagir com controles, programar eventos, e muito mais.Este software possui uma integração com o Visual Studio bem interessante. O Designer por exemplo pode criar todo o layout neste software, sem a necessidade de escrever códigos. O Design é salvo em arquivos .XAML (eXtensible Application Markup Language), um arquivo texto com as marcações. O Programador então pode interagir com os controles, sem precisar alterar a estrutura do layout, ou refaze-lo em HTML, por exemplo.
Caso seja necessário, é possível alterar programaticamente o XAML, dando assim uma liberdade para o programador que não gosta de ferramentas gráficas. Para mim, esta é a melhor ferramenta da família Expression.





Expression Design

O Expression Design permite criar e editar imagens vetoriais, e bitmap, mesmo que combinadas em um mesmo arquivo. Possui ferramentas similares á outros editores, como o Corel, e o Freehand. É uma ferramenta bem completa, mas não traz nenhuma grande inovação sobre os concorrentes, se utilizada somente como editor de imagem.
O Grande "pulo do gato" da Microsoft foi permitir exportar as imagens vetoriais para XML, assim o desenvolvedor pode interagir com a imagem, sem danificá-la. O Expression Design torna-se uma ferramenta muito poderosa quando trabalhada em conjunto com as demais da Família Expression. O Ambiente de trabalho é bem agradável, permite personalizações de tamanho de área de criação e tamanho de caixas de ferramenta.
Outro detalhe que vale a pena mencionar é a compatibilidade com o MS Office, permitindo copiar e colar imagens facilmente para uma apresentação PowerPoint, por exemplo, mesmo se o fundo for transparente.



Expression Media


O Expression Media permite gerenciar e organizar os arquivos de imagem e vídeo de forma fácil e intuitiva, utilizando o conceito de tags, muito difundido em blogs. Há um mecanismo de busca bem poderoso que pode buscar arquivo em qualquer disco físico, portátil e virtual. Se bem utilizado, pode ser um ótimo auxílio para quem trabalha com criação. Uma ferramenta comum, mas bem útil é o "batch convertion", que permite converter e renomear inúmeros arquivos ao mesmo tempo. Como sempre é bom fazer um backup, o Expression Media auxilia nesta árdua tarefa, que só é lembrada quando algo deu errado.
Ferramentas que automatizam tarefas repetitivas são marcas registradas do Expression Media, seja para renomear arquivos, converter para outro formato, gerar thumbnail, álbum de foto, xml com as informações de arquivos entre outras.


Expression Encoder

O Expression encoder possui um suporte aos formatos de arquivos mais comuns, como AVI, WMV, MPEG e QuickTime. Pode ser utilizado para transmissão de vídeos ao vivo pela internet, com um tamanho apropriado e boa qualidade de som e vídeo.Possuí as principais ferramentas para edição de vídeo, como texto, marca d´água, corte, legenda, combinar vídeos, entre outras.
Como em toda família Expression, a grande vantagem é a interoperabilidade entre as ferramentas e o suporte ao Silverlight.


Minha visão

Na minha visão, os softwares da família Expression são muito bons se usados em conjunto. Individualmente talvez estejam um pouco atrás dos concorrentes, mas creio que seja uma questão de tempo e aceitação. Possuem uma integração com outros softwares da Microsoft como Office, e Visual Studio, tornando trabalho do dia-a-dia mais fácil. A tecnologia que merece destaque é o Silverlight, que tende a ganhar cada vez mais força. As ferramentas mencionadas acima dão o suporte necessário para criar o conteúdo, aproximando cada vez mais o designer e o desenvolvedor.
Para conhecer mais sobre a Família Expression, e tirar suas próprias conclusões, acesse http://www.microsoft.com/expression

Nenhum comentário: