Compare Produtos, Lojas e Preços

domingo, 28 de setembro de 2008

Software permite criar cenários mais realistas

Todos os jogadores de videogame concordam que seria ótimo se os mundos de seus jogos favoritos fossem simulados da maneira mais realista possível. Para uma experiência completa, o ambiente de jogo precisa parecer extremamente real, e os personagens devem ser capazes de se mover e interagir com os objetos e o ambiente de uma forma que traga impacto e dramaticidade à experiência de jogo.

Unreal/Divulgação
Unreal Tournament 3 tem efeitos de física que mudam a jogabilidade
Com efeitos de física customizáveis, os desenvolvedores podem criar árvores que se curvam com o vento, água que se comporta de maneira natural, e incluir objetos que têm um impacto direto na experiência de jogo. Não é fácil introduzir elementos de física nos jogos. É um ambiente com altíssima atividade computacional, baseado em um conjunto único de algoritmos físicos que exige volumes imensos de cálculos matemáticos e lógicos simultâneos.

A física é o próximo passo na evolução dos jogos. Trata-se da forma como os objetos se movimentam, interagem e reagem ao ambiente que os cerca. Em muitos dos jogos atuais, sem física, os objetos não parecem se mover da forma desejada ou esperada na vida real. Hoje em dia a maior parte da ação se limita a animações pré-fabricadas, que são acionadas por eventos do próprio jogo, como um tiro que acerta a parede.

Até as armas mais pesadas produzem pouco mais que uma pequena marca nas paredes mais finas, e todos os inimigos atingidos caem da mesma forma já programada. Para os praticantes, o jogo é bom, mas falta o realismo necessário para produzir a verdadeira sensação de imersão.

Para chegarem a esse nível de interatividade, os desenvolvedores estão adotando rapidamente as vantagens da tecnologia Nvidia PhysX, mecanismo de física que permite o uso de elementos físicos em tempo real nos mais modernos jogos para PC e para console. O software PhysX já é adotado por mais de 150 jogos. Com mais de 10 mil usuários registrados, ele é compatível com Sony Playstation 3, Microsoft Xbox 360, Nintendo Wii e PC.

POTÊNCIA O aumento na potência de processamento da física permite criar explosões com efeitos de poeira e destroços; personagens com geometrias complexas e articuladas para permitir movimentação e interação mais realistas, tecidos que se enrugam e rasgam naturalmente e fumaça e névoa formadas em torno de objetos em movimento.

"A física em games é essencial para criar uma sensação mais profunda de interatividade e realismo em qualquer game", disse Mark Rein, vice-presidente da Epic Games. "A introdução da aceleração via GPU no PhysX promete mais potência para a criação dos efeitos e maior performance. Você pode sentir um gostinho das possibilidades do PhysX nos níveis especiais para Unreal Tournament 3, onde cenários destrutíveis melhoram significativamente a experiência de jogo."

Com o lançamento do GeForce Power Pack, uma compilação de jogos, demos e mods para a plataforma PC, que pode ser baixado gratuitamente no site www.nvidia.com/theforcewithin, a Nvidia demonstra como o software pode ser utilizado. Entre os produtos disponíveis para download estão o jogo Warmonger e o Unreal Tournament 3 PhysX Mod Pack, que inclui três mapas com efeitos de física que alteram drasticamente a jogabilidade (requer uma versão completa do Unreal Tournament 3).

"O uso da física em jogos é altamente efetiva por prover um novo padrão de interatividade e opções de jogabilidade. A Gearbox está bastante animada com esse desenvolvimento, e estamos descobrindo novas formas de utilizar o Nvidia PhysX para melhorar a imersividade e a adrenalina em nossos jogos", disse Randy Pitchford, executivo da Gearbox Software.

Nenhum comentário: